![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA-l2WCU1gPzgWp9qBpu5j1HAcba4eDMLxTdcFTCFcq8fPEenpXSoKC5_uBm6JRFVQ4sJr479R1p5oHT9yWn7C6AIkrqQHAaRN6hMGp6CwTyLrLIttOI6WwaGPbYbI1HVWwwteYUw8Ymw/s320/imagem_3.jpg)
Como citado no livro ‘Atendimento e Planejamento – A Arte do Guerreiro’, qualquer decisão que irá ser tomada, deve ser pensada muito antes, o que para mim é o correto a ser feito; nada deve ser realizado precipitadamente. Dentro de uma agência de propaganda existem diversos setores distintos, cada um com sua importância. São eles: pessoal de atendimento, de planejamento, de criação, de mídia, de produção e de administração e finanças. Para mim, a falta de um desses pode causar prejuízos, pois, um necessita do outro para a conclusão de um bom trabalho; é com a colaboração de todos que se obtém o resultado esperado. Deve ser lembrado, também, que um publicitário que trabalha no setor ignorando a ética e a legislação terá, futuramente, muitos problemas.
Para se fazer uma propaganda, deve-se primeiro ter um objetivo em mente, pois só assim saberemos se atingimos o que pretendíamos. Definindo o objetivo, partimos para a estratégia, a tática, o diagnóstico, o prognóstico, o plano de ação, planejamento estratégico e operacional e percepções de curto, médio e longo prazo.
As principais ferramentas utilizadas hoje são: propaganda, publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising e comunicação dirigida. Existem, também, as diversas categorias de mercado, são elas: industrial, consumo, produto ou serviço e varejo. O principal objetivo da comunicação é criar, manter ou mudar a imagem. Em uma agência, o importante é interligar: atendimento + criação + mídia + produção.
É extremamente importante definir o que deve ser dito e a quem deve ser dito (público-alvo). O envolvimento do cliente é fundamental nas fases do processo de uma propaganda. Para se tomar qualquer decisão, é preciso ter, de antemão, todas as informações necessárias. Quando se inicia uma campanha, é essencial conhecer o mercado e o consumidor para que as muitas decisões possam ser coerentes com a realidade.
Existe a parte de pesquisa (apenas 5% das agências de propaganda empregam profissionais dessa área), que são divididas em dois tipos: a qualitativa e a quantitativa. A qualitativa entrevista um pequeno número de respondentes para obter elevados volumes e profundidade de informações. Já a quantitativa, entrevista um grande número de respondentes para obter com maior precisão menores volumes e profundidade de informações.
Tudo é imagem, mas imagem não é tudo. Imagem é o conjunto de crenças, idéias e impressões que uma pessoa mantém em relação a um objeto. Depois de chamar atenção e seduzir o consumidor, a memorização na cabeça do mesmo é essencial. Na maioria das vezes, o consumidor compra algum produto simplesmente pela marca e/ou fama do mesmo, o que em publicidade chamamos de convergência de imagem. É importante, também, posicionar a marca, ou seja, definir o segmento ou nicho de mercado no qual ela irá competir. A maior fi
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGKaVNrSzusxOCKxmU_P4ATEaosOyDneWbROLkQOpyVpH9S7mjcuEka-gnJWMBsrQoRso8EC_If_WvbJmpnug-XohEkEaGjy9cXIejId7_mNdU01Wrdt2PjaQ_BUqcxPjjk4cv4BuxQPA/s320/imagem_2.jpg)
O briefing e sua respectiva análise são requisitos muito importantes para se iniciar uma criação.
Se tratando de mídia, um profissional dessa área deve saber comunicação e conhecer importância de cada meio disponível, para poder usufruir o melhor desses.
O plano de mídia está para o profissional de mídia assim como a peça publicitária está para o profissional de criação. A mídia é dividida em: planejamento, pesquisa e compras. Os meios de comunicação mais utilizados são: televisão, TV paga, rádio, jornal, revista, mídia extensiva e internet. Para a construção do plano de mídia é necessário um briefing de mídia, dados de pesquisa de mídia e propostas.
O marketing direto visa aproximar a entidade vendedora e seus clientes. Não podemos confundir marketing direto com mala direta (como acontece, algumas vezes, quando recebemos e-mails contendo algum tipo de propaganda). O marketing direto está ligado a duas das decisões relativas ao mix de marketing, que são a distribuição e a promoção. O marketing direto é direcionado, personalizado, mensurável, comparável e flexível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário