quinta-feira, 25 de junho de 2009

Evento: 'Red Bull Exchequer Games'

Trabalho realizado para a matéria de Planejamento Promocional I


[Mapa das provas a serem realizadas no evento]
'Você universitário que gosta de esportes radicais e muita aventura, se inscreva no “Red Bull Exchequer Games”, uma aventura emocionante em Brotas que dará o prêmio de R$15.000,00 mais uma viagem com tudo pago para Áustria pra você conhecer a sede da Red Bull, entre no nosso site leia o regulamento e participe!'
Quem pode participar: Universitários de qualquer faculdade de São Paulo, tendo mais de 18 anos.
Como participar: Basta entrar no site www.redbullexchanquergames.com.br e se inscrever. Lembrando que as inscrições são limitadas, as 10 primeiras equipes contendo 5 integrantes que se inscreverem serão selecionados para participar da prova, porém se as condições físicas não forem aceitas serãoselecionados outros em seus lugares, na ordem de inscrição. Quem não conseguir, poderá assistir ao evento em nosso lounge.
Como será a prova: Trata-se de um caça ao tesouro radical. Cada equipe dará um nome para seu grupo. Os grupos partirão do Lounge onde receberão o seu Kit Red Bull, um GPS e a primeira pista dentro de uma latinha dourada do Red Bull, esta pista os levará para os esportes radicais,estes serão rapel (descida vertical de paredões de rocha), rafting (descida de rios com Bote inflável), e ociclismo. Em cada um desses locais, após a realização da prova, o grupo ganhará a próxima pista, serão 4 no total,o percurso será feito a pé com oauxilio de um GPS. A equipe que chegar primeiro no Ponto de Partida ganhará a prova.
Para quem não participar: Para as pessoas que assistirão a prova,eles terão todo o conforto de mesas e cadeiras dispostas em todo o local. Aoredor terá um fast-food com diversos tipos de comidas a preços acessíveis,além de telões para assistirem a prova e 1 Red Bull de graça para cada pessoa. Qualquer pessoa poderá participar do evento.
Objetivos: Objetivo primário - reforçar a imagem da Red Bull, a relacionando com esportes radicais. Objetivo secundário - promover a marca Red Bull e automaticamente sua venda.3- Área de execução: Cidade de Brotas situada a 242 km da capital. O local escolhido para o ponto de partida será uma chácara especializada em eventos, onde montaremos um lounge para quem irá assistir
Mecânicas promocionais: Brinde I – Cada participante receberá um “Kit Red Bull” contendo : 1 mochila Red Bull, 4 latas de Red Bull , um lanche feito por nutricionistas, 3 barras de cereal, 1 squezze Red Bull com água , 1 chocolate e 1 maçã. Brinde II – Todos que estiverem assistindo ao evento ganharão 1 lata de Red Bull .
Premiações: A premiação será um premio de R$15.000, em barras de ouro, dividido igualmente entre os 5 participantes ganhadores da prova , mais uma viagem com passagem aérea e hospedagem com café/almoço/janta para a Áustria onde os mesmos irão conhecer a sede da Red Bull e como seus produtos são feitos.
Operacionalização da ação: Para a segurança e conforto de todos a Red Bull irá disponibilizar: Um ônibus que levará para Brotas todos os participantes, um dia antes do evento.Todos os participantes ganharão um dia de hospedagem no hotel “Estalagem Quinta das Cachoeiras”, com todas as refeições inclusas. No dia anterior, antes da realização da prova, todos os participantes passarão por uma bateria de exames médicos para que possam realizar a prova sem nenhum problema, além de serem auxiliados por uma nutricionista. Cada grupo contará com a presença de um monitor especializado. Durante toda a prova eles serão acompanhados por uma equipe de filmagem transmitindo ao vivo para telões espalhados no “ponto de partida”.Todos os grupos contarão com uma ambulância contendo médicos e enfermeiros, caso aconteça algum problema.Em todas as fases das provas estarão presentes profissionais especializados em cada “esporte radical” para melhor auxílio. Para as pessoas que assistirão as provas pelo telão, terão mesas para maior conforto, e em sua volta um fast-food com diversos tipos de comida, além de contar com seguranças ao redor do evento.
Legislação: Para a elaboração do evento entregaremos preenchido a autorização que está anexada no final do trabalho. Essa autorização foi feita pelo SAE (Serviço para autorização de evento).Além dessa autorização entraremos em contado com a prefeitura de Brotas para poder utilizar o local para o evento. Quem nós concederá a autorização será o ministério da fazenda e a caixa econômica. No caso dos brindes que serão entregues, não será necessário de nenhuma autorização, pois todos irão receber. No caso do red Bull todos presentes receberão. No caso do Kit Red Bull todos os participantes receberão. No caso da premiação dos ganhadores é necessário a autorização da Caixa Econômica federal e do Ministério da Fazenda, pois se trata de um prêmio incerto que não são todos que participam que ganham.
Divulgação da ação: Site feito para o evento, folders e cartazes em formato de mapa serão distribuídos por várias universidades em São PauloPropaganda de 30 segundos
Pistas: 1- Muitos sobem em mim, mas a maioria tem medo de descer. 2- É preciso ter força no braço para agüentar essa força da natureza. 3- Pernas resistentes para conseguir alcançar o objetivo. 4- O fim está próximo. Siga até o local que começou.
(No final de cada pista será fornecido as latitudes e longitudes do local, para melhor localização da equipe.)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Comercial Minerva

Vídeo realizado para a matéria de Criação I.

Os dois lados da Av. Paulista

Vídeo realizado para a matéria de Língua Portuguesa II, retratando os dois lados da Avenida Paulista!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cartaz 'Olhar'

Cartaz feito para o filme 'Olhar' realizado pelas alunas Ana Carolina Higa, Ana Carolina Prado, Arianne D'Aquino e Bruna Gazige, baseado na obra de Neil Jordan.


Capa de DVD - PI

Capa de DVD sobre o filme PI, realizada para a matéria Teoria da Comunicação II.


Capa de DVD - Fonte da Vida

Capa de DVD, sobre o filme Fonte da Vida realizada para a matéria de Teoria da Comunicação II.


Capa da Veja


Capa da Veja realizada com base no filme 'Dogville' de Lars von Trier, para a matéria de Teoria da Comunicação I.

Cartaz do filme 'Manderlay'

Cartaz de filme realizado para a matéria Teoria da Comunicação I.



Resumo do capítulo I, II, III, IV do livro: 'Criação na propaganda impressa'


A imprensa brasileira foi fundada em 1808, no Rio de Janeiro com a primeira distribuição do Jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nota-se claramente que o início da propaganda brasileira foi com textos de jornalistas e poetas. Acompanhado pela evolução gráfica,em 1900, há o surgimento da revista. Com a chegada de grandes empresas multinacionais a propaganda também se instalou no país e devido ao ocorrido, sofreu grandes influências internacionais. Nos anos 60 a 80, as agências eram constituídas por um redator e um diretor de arte. Em 1478 surge a primeira propaganda impressa em língua inglesa. A América do Norte, de onde veio a maioria dessas multinacionais, é considerada o berço da propaganda. A invenção do rádio e da televisão ajudou na difusão da propaganda.
Na propaganda há um objetivo específico, ela é uma mensagem e não é correto acreditar que propaganda é venda, deve ser utilizada para tornar conhecido um produto ou serviço para que ele seja procurado. Está sempre mudando para poder se adaptar melhor aos consumidores.
É fundamental na propaganda a combinação de eficiência e criatividade para que se possam ajudar os clientes a atingir seus objetivos mercadológicos. Criar algo totalmente novo nem sempre é a melhor solução, muitas vezes basta transformar algo antigo para solucionar a questão.
Criar não ocorre de uma hora para outra, é o resultado de um processo, realizado em grupo para que o anúncio se forme. As etapas do processo de criação se iniciam no briefing de criação passando por raf, layouts, briefing de criação/aprovação até chegar à arte finalização.
O início do processo de criação é chamado de briefing. Este tem a função de resumir as informações dadas pelos clientes para poder partir para as idéias, layouts, entre outros; ele deve conter as informações adequadas e relevantes para poder atingir o cliente. Tendo como base essas informações, são definidos a propaganda e o planejamento e dentro disso é definido o briefing de criação, que determinará qual o foco que deverá ser seguido para construir a mensagem.
A divisão dentro de uma agência é feita pelo atendimento (profissional que recebe as informações), criação (cria a mensagem), mídia (responsável pela reserva de espaços e futura veiculação da mensagem), pesquisa (alimenta com informações atualizadas todo o grupo) e o atendimento (aprovará com o cliente a propaganda).
As informações que não podem faltar nesse pedido de serviço de criação são: qual o fato principal, o problema que deverá ser resolvido pela comunicação, promessa, razão dessa promessa, objetivo, posicionamento e prazos para entrega de layouts, além de informar o preço do produto para o consumidor final, pesquisas já realizadas, características técnicas, dados sobre a concorrência, prós e contras do produto, histórico da empresa e dados sobre o target do produto. No mesmo documento haverá as anotações do cliente e retorno sobre o andamento das aprovações, depois será distribuído por toda a agência. É feito em papel timbrado e é protocolado pelo departamento de tráfego.
É com a união de toda a agência (trabalho em equipe) que se decide o rumo da propaganda, pois é após a definição do foco que se começa a fazer uma campanha. Nota-se que o briefing é de extrema importância para a criação da propaganda, pois é com ele que se chega ao resultado final e atinge-se o público-alvo.
O documento tem idas e vindas ao cliente, para que ele possa aprovar ou não as idéias da campanha. O atendimento fica responsável por determinar o prazo de entrega, que pode ser para o mesmo dia, dois dias, oito dias etc. O desenvolvimento da campanha também tem prazo que varia de 10 dias, 20 dias ou até mesmo um mês.
Na propaganda há elementos que definem o rumo, são alguns deles: prazo de entrega, quem irá receber a mensagem, a aprovação do cliente, o conteúdo, o formato e a linguagem da mensagem.
O cliente se torna um elemento decisivo e criador da campanha. Ele tem o poder de falar o que pensa da campanha, podendo acrescentar e dar novas idéias. É isso que nos faz perceber o quanto a propaganda é algo coletivo, realizado em grupo.
O repertório vivenciado pelo criador tem uma grande importância, pois é esse que estabelece ligações entre as coisas que não têm nenhuma ligação direta. Sem essa experiência pessoal, a criação seria algo como uma operação técnica. Quanto maior o repertório, maior a chance de inovar.
A grande utilização de termos da língua inglesa é também outra característica presente nos briefings, o que atribui certo glamour e sedução. Essa influência do marketing nas propagandas brasileiras foi originada dos Estados Unidos.
Todas as informações levantadas passam, depois, para o departamento de criação, no qual recebem forma e expressão. O processo criativo é um trabalho coordenado de inconsciente e consciente, o primeiro para se apaixonar pela compreensão e o segundo para fazer uso das informações obtidas. Outro assunto abordado é a inspiração, definida como qualquer estímulo ao pensamento ou a atividade criadora.

Resenha comparada dos livros: ‘Atendimento e Planejamento – A Arte do Guerreiro’ 'Curso de Propaganda - do Anúncio a Comunicação Integrada'

Começamos definindo o significado literal da palavra propaganda. A função da mesma não é vender, mas sim, ajudar a vender. Antigamente, publicidade e propaganda eram termos completamente diferentes, explicados separadamente. Mas, hoje em dia, são termos complementares, mas não sinônimos. Atualmente, a propaganda indireta tem grande destaque com qualificações próprias como merchandising, relações públicas ou promoção de vendas. Em minha opinião, jornais, internet, televisão, rádios, entre outros, tornaram-se muito importantes para a publicidade poder avançar. A propaganda brasileira está do jeito que é hoje, desde o fim dos anos 90, presando conseguir o máximo com o mínimo possível de investimento.
Como citado no livro ‘Atendimento e Planejamento – A Arte do Guerreiro’, qualquer decisão que irá ser tomada, deve ser pensada muito antes, o que para mim é o correto a ser feito; nada deve ser realizado precipitadamente. Dentro de uma agência de propaganda existem diversos setores distintos, cada um com sua importância. São eles: pessoal de atendimento, de planejamento, de criação, de mídia, de produção e de administração e finanças. Para mim, a falta de um desses pode causar prejuízos, pois, um necessita do outro para a conclusão de um bom trabalho; é com a colaboração de todos que se obtém o resultado esperado. Deve ser lembrado, também, que um publicitário que trabalha no setor ignorando a ética e a legislação terá, futuramente, muitos problemas.
Para se fazer uma propaganda, deve-se primeiro ter um objetivo em mente, pois só assim saberemos se atingimos o que pretendíamos. Definindo o objetivo, partimos para a estratégia, a tática, o diagnóstico, o prognóstico, o plano de ação, planejamento estratégico e operacional e percepções de curto, médio e longo prazo.
As principais ferramentas utilizadas hoje são: propaganda, publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising e comunicação dirigida. Existem, também, as diversas categorias de mercado, são elas: industrial, consumo, produto ou serviço e varejo. O principal objetivo da comunicação é criar, manter ou mudar a imagem. Em uma agência, o importante é interligar: atendimento + criação + mídia + produção.
É extremamente importante definir o que deve ser dito e a quem deve ser dito (público-alvo). O envolvimento do cliente é fundamental nas fases do processo de uma propaganda. Para se tomar qualquer decisão, é preciso ter, de antemão, todas as informações necessárias. Quando se inicia uma campanha, é essencial conhecer o mercado e o consumidor para que as muitas decisões possam ser coerentes com a realidade.
Existe a parte de pesquisa (apenas 5% das agências de propaganda empregam profissionais dessa área), que são divididas em dois tipos: a qualitativa e a quantitativa. A qualitativa entrevista um pequeno número de respondentes para obter elevados volumes e profundidade de informações. Já a quantitativa, entrevista um grande número de respondentes para obter com maior precisão menores volumes e profundidade de informações.
Tudo é imagem, mas imagem não é tudo. Imagem é o conjunto de crenças, idéias e impressões que uma pessoa mantém em relação a um objeto. Depois de chamar atenção e seduzir o consumidor, a memorização na cabeça do mesmo é essencial. Na maioria das vezes, o consumidor compra algum produto simplesmente pela marca e/ou fama do mesmo, o que em publicidade chamamos de convergência de imagem. É importante, também, posicionar a marca, ou seja, definir o segmento ou nicho de mercado no qual ela irá competir. A maior finalidade da mensagem de propaganda é seduzir, pois é a primeira coisa que chama a atenção do consumidor. A originalidade e a síntese são boas avalistas de quase todas as características positivas da mensagem. Existem muitas características táticas para se fazer uma mensagem, e as cinco com mais destaque são: a mensagem deve ser agradável, bonita, otimista; deve ser original; deve ser o mais pessoal possível e procurar interagir com a pessoa visada; deve idealmente induzir um raciocínio que leve o consumidor a concluir os argumentos da mensagem; idealmente o conteúdo deve ser mais amigo que vendedor.
O briefing e sua respectiva análise são requisitos muito importantes para se iniciar uma criação.
Se tratando de mídia, um profissional dessa área deve saber comunicação e conhecer importância de cada meio disponível, para poder usufruir o melhor desses.
O plano de mídia está para o profissional de mídia assim como a peça publicitária está para o profissional de criação. A mídia é dividida em: planejamento, pesquisa e compras. Os meios de comunicação mais utilizados são: televisão, TV paga, rádio, jornal, revista, mídia extensiva e internet. Para a construção do plano de mídia é necessário um briefing de mídia, dados de pesquisa de mídia e propostas.
O marketing direto visa aproximar a entidade vendedora e seus clientes. Não podemos confundir marketing direto com mala direta (como acontece, algumas vezes, quando recebemos e-mails contendo algum tipo de propaganda). O marketing direto está ligado a duas das decisões relativas ao mix de marketing, que são a distribuição e a promoção. O marketing direto é direcionado, personalizado, mensurável, comparável e flexível.

Resenha do livro: ‘Marketing – O Sucesso em 5 Movimentos’

Introdução

Apresenta-se aqui um pequeno resumo crítico do livro ‘Marketing – O Sucesso em 5 Movimentos’, escrito por Francisco Gracioso.

1º Movimento – Entenda a Natureza do Marketing de Hoje

O Primeiro Movimento procura conhecer e entender o que é marketing por aqueles que o praticam, explicando de maneiras econômicas, sociais, culturais, o mundo onde acontece e o sentido. Destaca também a mudança na forma de vender e a descoberta da necessidade do marketing. As metamorfoses do marketing brasileiro é em geral a progressão de marketing de 1950 até 2000 – mudanças tão drásticas num curto espaço de tempo. Define-se que marketing é: o processo para qual pessoas e organizações satisfazem suas necessidades através da troca (como explicado no livro do Kotler). E conta-se sobre a criação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), como a primeira a introduzir o marketing como um curso de graduação.

2º Movimento – Desenvolva uma Nova Visão Estratégica

Este Segundo Movimento descreve o começo do desenvolvimento estratégico, visando o mercado brasileiro para o ano 2000. São descritas as formas de adaptação do marketing no mercado, estabilidade que a economia tenta conseguir, globalização, ciclo de vida dos produtos nacionais, etc.
Destaque também para o papel do empresário do marketing no meio das grandes transformações, no qual tem que estar preparado para perceber as mudanças e inovar seus métodos de comunicação e vendas através daquelas, pois se este empresário não ‘abrir os olhos’ para o mundo, ele perde muito tempo e fica atrás nas novidades que agradam os clientes.
Há a explicação das estratégias corporativas como: marketing, financeira, acesso privilegiado, tecnologia de produto e autolimitação. Exemplificado pela TAM, a empresa obtêm maior sucesso graças a capacidade de integração dos funcionários, na qual o presidente e a telefonista tem a mesma importância, mas cada um com suas responsabilidades (o que deveria acontecer, pelo menos, na grande maioria das empresas.
A importância da ‘Orientação para o Mercado’ é exemplificada pela idéia de Áreas de Estratégia de Negócios (AENs), nas quais as empresas se propõem atuar com uma estratégia, visando o lucro da empresa, os desejos dos consumidores e os interesses da sociedade (Kotler).

3º Movimento – Descubra a Linguagem Secreta dos Números

Analisa-se, nesse movimento, a demanda mostrando ao leitor o quanto é difícil lhe dar com a mesma, pois ela é um desejo, uma necessidade que o cliente tem, e também como manipular a matemática financeira da empresa. Primeiro, há a analise daquela, na qual se explica a teoria, conceito de elasticidade da demanda e preço. O preço tem um destaque maior, pois, este é referido como uma arma de competição. Para a descoberta do preço ideal, é feita uma pesquisa com os futuros consumidores para saber o quanto eles podem/querem pagar pelo produto.
Há também a analise dos custos explicando a teoria, principais métodos de cálculos de custos, custos de comercialização e a influência do sistema de custeio na avaliação da lucratividade dos produtos. São exemplificados por gráficos e supostos gastos que uma pessoa pode ter no cotidiano, mas que são complexos para o entendimento.
O encerramento se dá com a análise do lucro apresentando complementos para a maximização do mesmo. Há também a determinação do ponto de equilíbrio e a variação através do conceito do break-even. Break-even é o ponto na qual as vendas são igualadas as despesas, não obtendo lucro nem perda.

4º Movimento – Parta em Busca da Excelência

O Quarto Movimento detalha o verdadeiro significado de marketing (administrar relacionamentos lucrativos com o cliente), contando sua história desde o surgimento do mesmo.
Surge um novo problema: a concorrência crescente e impiedosa. A classe média mudou muito, pois, finalmente, preocupa-se com o desperdício como nunca o fizeram antes em nosso país, procurando aquilo que as vai beneficiar da melhor forma possível.
Explicam-se as vantagens que um pequeno empresário tem (intuição, simplicidade e flexibilidade), comparado aos seus concorrentes de grande porte, que seriam: estar mais perto do consumidor e conhecer melhor suas necessidades, anseios e aspirações. Destaca-se agora a propaganda, falando a respeito de como usar a mesma a favor da empresa, o que se pode daquela, incluindo sua função no marketing mix. Marketing mix é a união dos ‘4Ps’ : Praça, Preço, Produto e Promoção. O Produto é a necessidade do cliente, o Preço é o custo para o cliente, a Praça é a comodidade oferecida para o cliente, e Promoção é a comunicação com o cliente.
Em um dos exemplos, fala-se sobre a concorrência de cervejas, entre Brahma e Antarctica especificamente. Tais concorrências, para mim, são cada vez mais saudáveis, pois sempre fazem com que as empresas relacionadas busquem fazer o melhor para seus clientes.

5º Movimento – Use Sua Criatividade Para Inovar

Enfim, a conclusão dos movimentos. Esse Quinto Movimento descreve a TAM como uma empresa que pensa como uma ‘Orientação de Marketing’, pois procura lucrar através da satisfação dos seus clientes. Como foi o caso dos executivos que precisavam de um vôo mais rápido, porém, com conforto; e a TAM proporcionou isso a eles, o que faz com que esses executivos prefiram ser clientes da TAM, pois sabem que encontram o que desejam. Definir o público-alvo é um fator muito importante, pois se escolhido de forma errônea, dificilmente serão obtidos lucros nas vendas.
Quanto mais competitivo for o mercado, maior é a necessidade de buscarmos uma diferenciação por meio da oferta de serviços complementares.
Há também a vantagem das parcerias, na qual uma empresa ajuda a outra em forma de mutualismo. Atualmente, isso ocorre na própria ESPM, que tem uma parceria com o Banco Real. Esse tem uma gerente que analisa o funcionamento do banco dentro da faculdade, para que possam ser detectadas informações que os faça progredir cada vez mais, modificando o necessário para atender melhor seus clientes.
A pessoa criativa é descrita como raridade provida de um talento descomunal e modesto. O mais importante, na criação, é o rumo, o objetivo que se tem em mente, e a motivação, o estímulo que se dá aos criadores.

Campanha Câncer de Mama


Trabalho de Língua Portuguesa I